4 de agosto de 2013

Rio Verde maior e melhor - Será que é possível ?! Eu acho que sim, mas não tá fácil

Meu amigo, Economista e Conselheiro do CORECON-GO Everaldo Leite me pediu para escrever algo sobre o crescimento sustentável das cidades médias.
Escrevi para ele, mas resolvi colocar isso no blog, pois acho que esse é o meu recado para a cidade que me recebeu com muito carinho.

Nesse 5 de Agosto é o 165º aniversário da cidade e ano passado escrevi um artigo publicado no Jornal News, estou fazendo o mesmo agora. Me sinto abraçado por todos e quero poder retribuir de alguma forma.

Vamos aos fatos:

Desde que comecei a olhar os números divulgados essa semana do IDHM – Indice de Desenvolvimento Humano dos Municípios divulgado pelo IPEA, alguns pontos me chamaram a atenção.

Rio Verde passa por um "apagão" de mão de obra qualificada.
E isso não é culpa de um ou outro governo. É uma situação caracteristica de cidades que crescem muito rápido e não conseguem resolver todos os problemas que surgem.
Pensando em Economia Sustentável... sem o viés do Ambiental, mas pensando naquela economia que se sustente intertemporalmente, o fator que pode somente atingido se dermos maior atenção ao fator EDUCAÇÃO.

Em RV o índice de desemprego é muito pequeno, mas ainda a formação educacional é muito ruim.
O número de pessoas acima de 18 anos sem ensino fundamental completo e com ocupação informal é de 30,29%, que considero alto para uma cidade que precisa crescer e atender as empresas que se expandem num ritmo forte.

Na linha dos que passaram a "rebentação da maré" que é o que chamo o ensino fundaental e médio até "surfarem" no ensino superior é mais assustador ainda... somente 15,35% dos jovens de 18 a 24 anos cursam o ensino superior.

Para uma cidade que busca se desenvolver e crescer, se faz cada vez mais necessário um número muito maior de estudantes na universidade.
Não há inovação nas empresas e nos negócios sem pessoas. Esse é o combustível fundamental.
A rotatividade de pessoas que trabalham no comércio é muito alta.
As empresas precisam investir muito em formação, mas muitas vezes isso não corresponde em resultados no curto/médio prazo.

De fato, o crescimento de Rio Verde é algo muito importante, e a consolidação desse crescimento é o desafio que temos agora em diante.

Há, um epidemia das drogas e corroem os jovens e suas famílias. Essa mesma condição que os faz entrarem para a criminalidade e elevarem os índices de motalidade entre os jovens da mesma faixa que citei acima.

Deve haver uma rede de proteção social, não somente via patrocinio de instituiçoes pelas prefeituras, estado e governo federal, mas deve existir uma ação integrada, tendo como base os adolescentes apartir dos 12-13, até os 17 anos. Essa integração deve contem setor público, escolas, universidades, escolas de formação técnica, empresas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Associações comerciais, CDL’s e as empresas que irão se abastecer dessa mão de obra

Para os jovens acima dos 18, deve haver uma maior expansão dos programa de formação de pessoas  eliminando as deficiencias da formação educacional até agora, e ajustando esse jovem para um mercado profissional cada vez mais competitivo.

Há uma grande empresa de Rio Verde que busca há mais de 3 meses a contratação de uma vaga em desenho de processos de negócio e não encontra esse profissional no mercado.
Uma simples vaga de um assistente / analista, que é fundamental não há ninguém que tenha essas habilidades.

Não adianta criticar, tem que dar sugestões para a melhoria.


É assim que dou meus pulos para fazer a cidade de Rio Verde um lugar melhor (ainda) para se viver.

Dê seus pulos também.

MF

Nenhum comentário: