7 de junho de 2012

Assembléia Legislativa de Goiás aprova criação Instituto de Pesquisas Socioeconômicas


Foi aprovado ontem (06/06), o projeto de lei da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás que cria o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – IMB.

O IMB terá como objetivos realizar pesquisas e estudos, elaborar projetos, acompanhar a evolução da economia goiana, fornecendo apoio técnico nas áreas econômica e social para a formulação das políticas estaduais de desenvolvimento. Com sede em Goiânia, o Instituto vai ainda disponibilizar as informações para toda a sociedade e contribuir para o planejamento no Estado.

Numa homenagem ao primeiro governador a implantar o planejamento no Estado, no período entre 1961 e 1964, o IMB  está vinculado a SEGPLAN (Secretaria de Gestão e Planejamento) e ao Sistema SIEG (Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas de Goiás), composto por órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, e gerenciado pela SEPIN - Superintendência de Estatísticas, Pesquisa e Informações Socioecônomicas. Serão criadas 20 vagas para pesquisadores, todos via concurso público.

Agora  você leitor me pergunta, O que isso irá melhorar no meu dia a dia e da minha cidade ?

Hoje os dados disponibilizados pelo Governo do Estado através da SEGPLAN / SEPIN não tem o objetivo de fazer análises, mas somente disponibilizar informações  que são utilizadas por gestores públicos, professores, pesquisadores, economistas e cientistas sociais para seus estudos e proposições de melhorias ao nosso Estado e suas respectivas regiões.

Com o IMB, o estado de Goiás terá finalmente um centro de excelência na produção de estudos, pesquisas, análises e estatísticas socieconômicas, demográficas e físico-territoriais.

Como professor, fico extremamente contente com a a possibilidade de poder contar com uma equipe que irá produzir conhecimento e que poderei repassar esse conhecimento aos novos cidadãos, e que possam ter consciência crítica e melhorar cada vez mais nossa sociedade.

Como empresário, fico mais contente ainda, pois com as informações produzidas pelo IMB poderemos direcionar melhor as estratégias de nossas  empresas, aproveitar com mais eficiências as oportunidades que o mercado proporciona e consequentemente obter resultados mais positivos.

Como cidadão, tenho a certeza que os gestores públicos de nosso estado e município poderão contar com informação de qualidade para propor melhorias a nossa cidade e Estado.  Mas não basta somente ter a informação disponibilizada. É nosso papel cobrar do poder público que os projetos e análises elaborados pelo IMB sejam convertidos em ações que irão beneficiar nossa sociedade.

Vou dar meus pulos para que isso aconteça ? 
E você ?

Nenhum comentário: