13 de junho de 2012

PIB Goiano cresce 6,6%. Agronegócio se destaca: 9.7%. Qual o impacto em Rio Verde e região ?


Apesar dos dados divulgados sobre o PIB (Produto Interno Bruto) Brasileiro ter crescido os modestos 0,8% durante este último 1º trimestre de 2012, o Estado de Goiás se sobressaiu.
O PIB Goiano do primeiro trimestre de 2012 teve um crescimento de 6,6% comparado a atividade ao ano anterior. A Produção Goiana do período foi de R$ 25,2 bilhões.

Esse número expressivo foi impulsionado principalmente pelo impressionante crescimento de 9,7% do PIB Agropecuário Goiano. E nós aqui em Rio Verde e região, somos responsáveis por isso. Grande parte de nossa economia local é composta por empresas desse setor econômico.


Destaques do PIB do Agronegócio
Enquanto o PIB do Agronegócio Brasileiro amargou uma queda de  -8,5% por conta do período de seca no Sul e no Nordeste, o Agronegócio Goiano foi bastante positivo, beneficiado pelos seguintes pontos:
• Houve um Incremento de 9,5% nas lavouras temporárias.  
• Aumento de produtividade nos principais produtos;
• A Expectativa de crescimento da safra 2012 de soja é de 7%, a milho deve crescer 34% e o feijão aproximadamente 20%.  Cana de açúcar e sorgo deverão ter retração de 
-2,2% e -16% respectivamente
• O crescimento da pecuária foi de 3,8%
• No comércio exterior, a atividade vem conquistando novos mercados. Para se ter uma idéia, de toda exportação goiana, 74% é proveniente do agronegócio.

Desde 2007 o PIB do Agronegócio Goiano tem tido um crescimento médio de 8,9% ao ano. Já o Estado de Goiás tem um crescimento médio de 5,8%.

Para o futuro, podemos esperar um cenário positivo para o agronegócio pois há sinais de aumento da demanda no mercado interno e externo, especialmente de soja e seus subprodutos.


PIB da Indústria
A Indústria Goiana também não ficou atrás. Cresceu 9,8% no 1º trimestre de 2012 enquanto que a Indústria Brasileira ficou praticamente estável, com um crescimento de 0,1%.

Aqui o destaque fica para a o setor industrial químico e farmaceutico, cimento e indústria alimentícia. A diversificação da indústria goiana colaborou com o bom número pois não foi impactada por quedas em alguns setores específicos.
Para o futuro, devemos manter esse bom número pois o destino dos produtos goianos é direcionado ao mercado interno.


Serviços
O setor de serviços goiano cresceu menos que a Agropecuária e a Indústria, mas também os resultados foram bastante satisfatórios. Enquanto o Brasil cresceu 1,6% neste setor, o PIB Goiano desse setor econômico foi de 4,5%. 

Principais destaques: 

• Segmento de Livros, jornais,revistas e papelaria (35,1%)
• Hipermercados e supermercados (10,5%)
• Segundo a Segplan/Sepin GO na Pesquisa Mensal do Comércio, o crescimento do 1º trimestre de 2012 foi de 8,1%.


Conclusões e impactos em Rio Verde e Região
Os números que citei acima foram produzidos e divulgados hoje (13/06/12)  pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) na sede do CORECON-GO, refletem a conjuntura econômica goiana no curto prazo e antecede o cálculo do PIB anual.

Sob o ponto de vista de Rio Verde e região, a expectativa é que a atividade econômica cresça. Se tomarmos por base os setores agropecuário e indústrial, que compõe aproximadamente 50% do PIB de Rio Verde, esse crescimento foi muito bem vindo e evidenciou a capacidade das empresas rioverdenses em contribuir com os números goianos. A produtividade agrícola como destaque é um reflexo da vocação de tecnologia de agronegócio do nosso município.


Para manter esse número positivo, agora temos que fazer nossa parte. Melhorar a qualificação da nossa mão de obra disponível e aumentar os investimentos em infra estrutura. Temos ainda uma rede de saneamento básico deficiente e uma necessidade de geração de energia elétrica que pode ser um gargalo para nosso crescimento.



Temos tudo para continuar bem, basta fazer a lição de casa.
Vou dando meus pulos por aqui.... E você ?!!!


Mauricio Faganelo
Economista - 2439/D
Delegado do CORECON-GO para a cidade de Rio Verde

Um comentário:

Lucas Marchon disse...

Perfeito. Uma analise, simplificada que corresponde ao esperado, desde já, passando as informações necessárias para para uma região em pleno crescimento. Muito obrigado, Professor Mauricio Faganelo.