24 de maio de 2013

Carta a um empresário Rioverdense: A Classe Média, Automóveis e os Estudantes Universitários

O Empresário brasileiro, seja em Rio Verde, Oiapoque, Chuí, Rio Branco ou Natal, sofre o mesmo dilema no seu dia a dia: Conduzir sua empresa num ambiente de mercado cheio de incertezas, tendo que administrar o risco e o erro. O Governo em grande parte das vezes não ajuda, mantendo uma carga de impostos alta e uma qualidade de serviços prestados sofríveis. 

Você talvez deve ter ouvido falar que o Brasil é uma BELÍNDIA: Carga Tributária Alta como na Bélgica e qualidade de serviços prestados pelo governo como na Índia. Pois é meu amigo e minha amiga, em relação a isso não conseguimos vislumbrar mudanças no curto e médio prazo, então o jeito é administrar sua empresa de forma em que seja possível calcular os riscos de uma forma inteligente e que traga resultados positivos.

Uma maneira de avaliar estes riscos é conhecendo o mercado onde sua empresa atua. 
Eu sei, você já conhece seu mercado, e quem sou eu para meter o dedo no seu negócio. Mas há fatores comuns que existem em uma economia que podem ajudar você, que toca seu negócio com o maior sufoco e dedicação, a estar na frente e se antecipar ao censo comum. Como um empresário do mercado imobiliário de Rio Verde me disse: “Quem chega primeiro na fonte, bebe a água mais pura”. Saber sobre o que acontece a sua volta é mais do que fundamental.

Para quem nunca soube, ou tem não idéia desses números, segundo a Moka21Consultoria de Rio Verde, a Nova Classe Média representa 62,2% da população rioverdense, de acordo com Censo IBGE 2010. No Brasil, este índice chegou a aproximadamente 53% em 2012, segundo a pesquisa Pyxis/IBOPE. É uma diferença importante a realidade que vivemos em Rio Verde e do resto do país. Ou seja, um mercadão que merece ser explorado cada vez mais. Basta dar uma voltinha no Bairro Popular para comprovar essa tese.

Outro fato que também preocupa que trabalha com comércio é a inadimplência. Para essa matéria fui buscar a última pesquisa do BACEN, e a inadimplência do crédito ao consumidor praticamente se manteve em 5,3%, mesmo nível dos últimos 3 meses. A inadimplencia das empresas está em 2,3%, também estável. Meno male, como diria minha avó. O que assusta mais, é que quase de 65% das famílias brasileiras está endividada, inclusive a rioverdense. 

Bom, no saldo final a situação é a seguinte: as famílias estão conseguindo pagar a conta, mas comprar mais a prazo ainda é um problema. Sugestão: Porque não uma promoção para pagamento a vista ? Aumenta seu caixa e evita a inadimplência.


O TRANSITO DIZ MAIS SOBRE A ECONOMIA DO QUE VOCÊ IMAGINA

Voltando ao passado, o que fez com que muita gente passasse para a Nova Classe Média, foi transferência da renda do agronegócio para o setor de consumo. Isso gerou e tem gerado uma maior atividade no comércio, ainda que tímida em alguns setores, mas consistente em sua grande maioria. O número de novos negócios desde 2009 em nossa cidade teve um crescimento exponencial, muitos novos empregos foram gerados. 

Para se ter uma idéia, desse nível de renda alto, um indicador basta: Em Rio Verde temos registrados 106.427 veículos automotores, para uma população residente de 186.465 pessoas. São 1,74 habitantes por veículo. Na cidade de São Paulo que conta com a maior de veículos automotores do Brasil, essa relação é de 1,64. Assustador não é ! O mercado rioverdense de autopeças agradece. Mais carro na rua é sinal de mais gente com dinheiro no bolso, para gastar com suas necessidades do dia a dia. Aproveite a localização do seu ponto comercial e faça disso um ponto ao seu favor.

Outro  número surpreendente é o crescimento do setor de serviços em Rio Verde de 1999 a 2010, de 13% ao ano, muito superior a média nacional. O setor de serviços rioverdense se manteve de 2005 a 2010 como o 5º maior do Estado de Goiás. 


O OUTRO LADO DA MOEDA

Para que esse crescimento se mantenha, se faz necessário uma atenção especial a fatores que vão além do capital físico (instalação, máquinas e equipamentos). É fundamental avançarmos em pontos que entendo como primordiais: as idéias, as instituições e o capital humano.
Vou falar somente sobre capital humano nesse texto, pois é nesse ponto que mais afeta o empresário local.

De toda a População Economicamente Ativa em Rio Verde, 94% está ocupada em postos de trabalho formais e informais. Essa plena atividade de uma economia em crescimento constante faz com que o Empresário sofra com a falta de gente qualificada. É muito difícil manter um colaborador em uma mesma empresa por um período de pelo menos 2 anos.

Mais de 1700 pessoas hoje estudam em escolas registradas pelo MEC que oferecem cursos técnico profissionais, recorde histórico. Há um sem número de escolas profissionalizantes oferecendo cursos de formação e aperfeiçoamento profissional. De fato é algo importante, mas insuficiente. Hoje temos 35% MENOS de alunos em curso superior do que tinhamos em 2005. Mesmo com uma oferta de cursos superiores de 2 anos de duração, temos um número menor de alunos na universidade. Péssimo para nossa cidade no médio/longo prazo.

Minha pergunta é: Quem vai coordenar toda essa mão de obra técnica que está sendo formada ?

Para quem acha que um curso superior não é importante, e entende que acha que só porque tivemos um presidente que não tinha curso superior, não fará diferença na vida, vai minha resposta.

Uma pesquisa divulgada em 24 de Maio último pelo Cadastro Central de Empresas do IBGE, que analisou 5,1 milhões de empresas brasileiras em 2011 chegou ao seguinte número:
- 82,9% dos assalariados no Brasil não tinham ensino superior. O salário médio deles era de R$ 1.294,70.
- os 17,1% que tinham curso superior ganhavam 219,4% a mais. Ou seja, um salário médio de R$ 4.135,06

E aí ? Vai estudar ou não ?

Caro amigo empresário, sem mão de obra qualificada, sua empresa não consegue a eficiência que você deseja. Pense melhor na hora de treinar ou não seu funcionário. Compreenda que este investimento vai melhorar os resultados de sua empresa e seu funcionário ficará feliz pois vê que você o valoriza. 

Quem tem mais a ganhar é você !!!

Eu vou dando meus pulos por aqui.

Nenhum comentário: